Publicado em

REDIRECIONAMENTO PARA ACESSO DE CFTV

REDIRECIONAMENTO DE ACESSO PARA CFTV

DVR+MODEM

 

O que é redirecionamento

          Como o próprio nome  diz: É ir em uma direção inicial e em determinado ponto ser enviado a outra direção, com o mesmo objetivo inicial até o final do destino. Esta técnica é amplamente utilizada em conexões de internet PROVEDOR/ASSINANTE. Estes enlaces são umas das características usadas em uma rede com  protocolo TCP/IP. Isto significa que podemos no redirecionamento de endereços, mudar o IP inicial e chegando ao mesmo destino.

 

Porque é necessário redirecionar

          Em uma rede local (LAN), todos os dispositivos possuem um endereço IP, que são recebidos quando conectados nesta rede através de DHCP ou MANUAL. No primeiro modo o IP é fornecido por um servidor local, no segundo o IP  é configurado manualmente de acordo com as especificações locais da rede. Neste ambiente não será necessário o redirecionamento de IP. Entretanto, quando alguma dispositivo necessita acessar a WWW, ou seja o ambiente externo (WAN) a situação complica, porque o provedor fornece um IP dinâmico. Ele muda ao longo do tempo de conexão, principalmente quando o modem é resetado.

Vantagens 

          A principal vantagem do redirecionamento é que o provedor/assinante  utilizam um IP que muda de endereço constantemente com um custo/benefício mais baixo, atrativo e comercialmente consumido pelos assinantes. Desta forma quando um dispositivo da LAN acessa a WWW, o seu IP local não muda ao longo do tempo dentro da rede, exemplo: se o meu dispositivo tem um IP 192.168.1.25, quando ele acessa a WWW  e chega no seu destino, o IP DINÂMICO que aparece é o fornecido ao seu modem ADSL, CABLE MODEM ou outra tecnologia pelo provedor.Porém, ao usar o redirecionamento de IP para um determinado serviço da LAN, especificamente falando de monitoramento de CFTV remotamente, eu resolvo um problema muito sério nestes tipo de sistema. Leia o próximo tópico, e entenderá do que estou falando.

Desvantagens

Ora,  se o IP do modem é dinâmico, ou seja, muda de endereço frequentemente, em um acesso remoto de CTFV (monitoramento), no momento em que o IP dinâmico mudar, eu perco o monitoramento. Isto acontece porque eu perdi o meu endereço inicial. Isto não pode acontecer de maneira alguma, é por isto que utilizamos o redirecionamento de IP, é desta forma garantimos full-time de monitoramento do sistema. Mas, temos uma desvantagem neste processo, precisamos de um servidor externo que monitore toda as vezes que o endereço IP dinâmico do modem do assinante mude. Isto tem um custo, que a princípio poder ser grátis e depois você tem que pagar por este serviço (No-ip), ou utilizar um    IP estático que nunca muda de endereço, que geralmente possuem preços elevados no mercado, inviabilizando muitas vezes a contratação deste serviço.

 

Estudos de casos

           Com o avanço tecnológico atual, visualizar câmeras via internet tornou-se fundamental. Entretanto, a segurança é um fator a ser considerado na hora de configurar estes acessos. Fui contratado para configurar um acesso via internet para dois servidores em um galpão, com um servidor com WIN2003SERVER e um servidor com LINUX SUSE, sendo que o servidor com Windows fazia as conexões via TS para acesso ao banco de dados no Linux e a autenticação eletrônica em uma máquina com Win7 para emissão de notas fiscais eletrônicas. 

Até agora ia tudo bem, continua…

         

             

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *