Publicado em

FINAL DA TV ANALÓGICA NO ESPÍRITO SANTO

FINAL DA TV ANALÓGICA NO ESPÍRITO SANTO

COMUNICADO DA TV DIGITAL

 

                           Os meios de comunicação já anunciam a data 25 de outubro de 2017, como FINAL DA TV ANALÓGIA NO ESPÍRITO SANTO. Esta data será um marco divisor na Grande Vitória, sendo a primeira região no Espírito Santo a ter os transmissores de VHF desligados, depois de décadas de serviços.

MAS O QUE É O SINAL ANALÓGICO?

                    O sinal analógico de TV atualmente transmitido na maioria do território nacional, é transmitido na faixa de VHF ( MUITA ALTA FREQUÊNCIA, já traduzido) em Banda baixa e alta. A banda baixa começa no canal 2 e vai até o canal 6, e a banda alta vai do canal 7 ao 13.

                  A faixa de freqüência de VHF vai de 54 Mhz a 216 Mhz para TV e FM. Na verdade a faixa de VHF é usada com um TRANSPORTADOR de informações de vídeo e áudio para TV, e áudio estéreo para rádios FM. Estas informações transportadas pelo sinal de VHF de vídeo e áudio de TV, caracterizam a tecnologia ANALÓGICA deste sinal.

                As principais características de uma sinal ANALÓGICO DE TV são: padrão de tela 3:4, 525 linhas de resolução horizontal, padrão de DVD 480 linhas, áudio estéreo e MODULAÇÃO AM/VSB, a qualidade da imagem gerada depende diretamente das condições de recepção . Esta modulação utiliza um sinal senoidal como transporte de uma informação, onde  o sinal de transporte é alterado de acordo com a informações do sinal modulante, que no caso da TV analógica altera a amplitude do sinal de transporte.

E A TV DIGITAL PROMETE O QUE?

                Com a substituição do sinal analógico pelo DIGITAL estaremos literalmente mudando de  ERA TECNOLÓGICA. Este serviço que já está presente em várias regiões do país, acabou de vez com as maiores deficiências da TV analógica. Estes problemas como: imagens com chuvisco, imagens com fantasma, áudio ruidoso e baixa resolução dentre outros, foram eliminados. Além disto, a TV digital oferece suporte a interatividade, informações, sinopse, tela widescreen 16:9 , resolução de 1080 linhas, TV smart e várias outras aplicações em tempo real, com o final da tv analógica no Espírito Santo.

COMO É TRANSMITIDO O SINAL DIGITAL?

O sinal digital é transmitido (transportado) em UHF (ULTRA ALTA FREQUÊNCIA), que começa no canal 14 e vai até o canal 69, que corresponde a faixa de 470 Mhz a 800 Mhz. Porém, na TV digital é usada a tecnologia de ISDB-T (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre) que é o padrão japonês de TV digital, adotado no Brasil. Esta tecnologia utiliza a modulação BST-OFDM (Transmissão em Banda Segmentada-Multiplexação Ortogonal por Divisão de Frequência) , que altera o sinal de transporte de UHF de acordo com o sinal modulante, dividindo o canal de 6 Mhz em 13 segmentos, sendo que 12 são usados para transmissão de TV em HDTV OU SDTV para receptores fixos e móveis e um segmento para celulares, PDAS e Notebooks.

ENTÃO POR QUÊ TEMOS QUE USAR ANTENAS EXTERNAS?

Mesmo com toda esta evolução de analógico para digital, uma característica continua comum aos dois sistemas: TRANSPORTE DO SINAL DOS TRANSMISSORES PARA AS TV´S. Para que um sinal analógico ou digital possa ser transmitido no ar por longas distâncias, precisamos de um TRANSPORTE. Nos  sistemas analógicos usamos uma RFM (RÁDIO FREQUÊNCIA MODULADA EM VHF/UHF), e nos digitais uma RFM (RÁDIO FREQUÊNCIA MODULADA EM UHF). Existem técnicas para recepção de sinais de TV em VHF E UHF, precisamos de antenas, cabos, conectores e uma série de acessórios para uma recepção satisfatória. Mas afinal, o que vai acontecer com o final da tv analógica no Espírito Santo?

PQ45-1040HD_RENDER_400X400
ANTENA DE UHF

Você deve estar se perguntando: Por que é necessário antenas de TV para recepção de um sinal digital? Falaremos disto na próxima postagem, até lá, um grande abraço.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *