Publicado em

ANTENAS DE RECEPÇÃO E TRANSMISSÃO  

ANTENAS DE RECEPÇÃO E TRANSMISSÃO

 

COMO ASSIM

 
 

                  Sem antenas  de Recepção e Transmissão não tem como. Eu não conheço nenhum sistema que seja de: Rádio AM/FM, VHF, UHF, MMDS, INTERNET VIA RÁDIO ou SATÉLITE com tecnologia de ponta, que não necessite de uma excelente antena. O equipamento pode custar milhares de reais, mas se não estiver equipado com uma excelente antena, teremos sérios problemas. Entretanto, mesmo se tivermos uma excelente antena e ela não for instalada corretamente a coisa complica ainda mais.

 

                         A antena de qualquer sistema de recepção e transmissão de ondas eletromagnéticas é o “OLHO DO SISTEMA”. Todo sinal entra e sai por ela, se tivermos uma antena subdimensionada, mal montada, mal alinhada e fora do prumo, com certeza teremos perda de sinal que consequentemente produzirá imagens de baixo nível em sistemas analógicos, ou não teremos imagens em sistemas digitais. Em sistemas de dados, quando temos problemas de antenas não conseguiremos estabelecer uma conexão de qualidade.

 

                                       Uma antena muito usada em telecomunicações são as antenas parabólicas direcionais, utilizadas em “Links terrestres de rádio”. Estes sistemas muito empregados em transmissão de: Telefonia e Dados em longas distâncias.

Quais as outras aplicações para antenas

 

AM- Para recepção de rádio em ondas curtas, na faixa de 525 Khz a 1705 Khz.

FM – Para recepção de rádio em Frequência Modulada, na faixa de 88 a 108 Mhz

VHF- Para recepção de TV analógica na faixa de 54 Mhz a 216 Mhz, dividida em Banda baixa: 54 Mhz a 88 Mhz ( canais 2,3,4,5 e 6). Banda alta: de 174 Mhz a 216 Mhz( canais 7,8,9,10,11,12 e 13)

UHF- Para recepção de TV analógica e digital na faixa de: 470 Mhz a 692 Mhz( canais 14 a 51). Entendendo que do canal 52 a 69, a pouco tempo passou a ser utilizada para 4º geração(4G) telefonia móvel no Brasil.

WiMAX(Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas)- Para transmissão e recepção de sinais de dados, segundo o parão IEEE.802.16, permitindo velocidades maiores que 1 Gigabytes, oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.

SATÉLITE- Para recepção de TV aberta ou fechada em banda “C” e “Ku”. Também é utilizada para recepção e transmissão de sinais de dados.

                             Daqui pra frente, vamos falar mais sobre este assunto usando casos reais do meu dia a dia.

 

                               Até breve pessoal 

               

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *