Publicado em

ANTENA PARA TV DIGITAL DA PROELETRONIC

ANTENA PARA TV DIGITAL DA PROELETRONIC

 

ANTENA DE UHF PROELETRONIC

ANTENA PROHD-1100

          Ola´pessoal, conforme prometido, vamos falar sobre um aspecto que muita gente estranha, mas é um fato. Mesmo na era da TV digital, full HD, smart tv eu preciso de uma antena de UHF para tv digital da Proeletronic, que dependendo da distância do transmissor e localização do receptor, provavelmente uma externa.

 

MAS POR QUÊ PRECISO DE UMA ANTENA DE UHF?

 

        Na recepção de sinais de TV desde o tempo dos sistemas analógicos em VHF/UHF, em muitos casos era necessário o uso de antenas externas devido a potência e qualidade do sinal recebido. A potência do sinal está diretamente relacionada com a distância entre o transmissor (ANTENA DE TV) e o receptor de TV, e a qualidade está diretamente relacionada com obstáculos, sinais refletidos(FANTASMAS) e interferências locais. Quanto mais longe estivermos da antena de transmissão, menor será a potência recebida (CHUVISCOS), principalmente se tivermos muito obstáculos. Paralelamente a isto, quanto mais   obstáculos estiverem refletindo os sinal recebido, mais imagens FANTASMAS teremos, isto sem falar nas interferências locais: RUÍDO ELÉTRICO, BOBINA DE IGNIÇÃO DE CARROS que geram ruídos na tela. Grande parte destes problemas são resolvidos com uso de uma antena para tv digital da Proeletronic de VHF/UHF e acessórios apropiados.

 

MAS COMO ISTO É FEITO

 

    Os sinais de TV na faixa de VHF/UHF que são transmitidos via AR pela antena transmissora, que geralmente ficam localizadas em um ponto mais alto e estratégico de uma determinada região geográfica, possuem: POTÊNCIA, POLARIZAÇÃO E FREQUÊNCIA. No caso da GRANDE VITÓRIA, todas as antenas de transmissão de TV  ficam no Morro da Fonte Grande em Vitória.

              Tecnicamente falando, eu tenho vários canais de TV sendo transmitidos ao mesmo tempo com o seus respectivos conteúdos. No caso da Grande Vitória eu tenho em VHF os canais: 2,4,6,7,10 e 13, e em UHF os canais: 15,18,24,26,28,34,36,44,47,50,52 e 57. Observem atentamente que existe um espaço entre os canais, esta configuração é chamada de CANAIS NÃO ADJACENTES para cancelar a interferência entre os canais, pois se fossem ADJACENTES seria impossível a transmissão.

              Outro aspecto importante é a polarização de transmissão, que nestes casos são HORIZONTAIS, ou seja, o sinal se propaga no ar (NO VÁCUO TAMBÉM) horizontalmente. Na sequência, todos os canais possuem um espaço definido no ESPECTRO DE FREQUÊNCIA, cada canal tem um espaço de 6 Mhz, por exemplo, o canal 2 começa em 54 Mhz e vai até 60 Mhz, e assim sucessivamente para os demais canais. Em UHF o canal 15 começa em 476 Mhz e vai até 482 Mhz.

ANTENAS DE RECEPÇÃO

 

              Vale a pena ressaltar que o sinal de TV tem um alcance máximo de 60 Km em condições de VISADA DIRETA, na melhor das condições. Isto significa afirmar que quanto mais longe eu estiver, menor o sinal recebido. Como receptores de TV precisam de um mínimo de sinal para produzirem um sinal de qualidade ( 1mV=0dBmV=60dBµV), precisamos recuperar o máximo de sinal possível.

           Neste caso utilizamos uma antena para tv digital da Proeletronic de VHF/UHF, para recuperar o sinal para a TV. Podemos concluir que antenas possuem GANHOS DE SINAL, POLARIZAÇÃO e FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA. Pra não complicar, na próxima postagem continuaremos….

 

                 Um grande abraço.

 

       

 

     

 

 

 

 

 

               

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *